O que é marketing de conteúdo: Tudo que você precisa saber para se tornar um especialista!

Tempo de leitura: 14 minutos

O que é marketing de conteúdo

Se você é um empreendedor digital, com toda a certeza você já deve saber da importância de usar as estratégias de marketing digital no seu empreendimento. Sendo assim, o marketing de conteúdo é simplesmente a maior e mais importante de todas estas estratégias.

Qualquer outra estratégia de marketing que você vá aplicar no seu negócio ela tem que ser precedida de uma boa e sólida estratégia de marketing de conteúdo.

Afinal, o marketing de conteúdo é a forma como a qual você, a sua empresa ou a sua marca se posicionam na internet.

Uma estratégia de marketing de conteúdo bem feita e bem executada tem o poder de aumentar a sua visibilidade no mercado, aumentar a sua autoridade e a confiança no seu produto ou serviço e com isso é claro aumentar também as suas vendas.

Por isso, veja agora tudo o que você precisa saber para se tornar um especialista em marketing de conteúdo e começar a aplica-la agora na sua estratégia.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que consiste em atrair e engajar o público de um determinado mercado através da produção de conteúdo relevante e de alto valor.

Ao gerar valor para o seu público através de um conteúdo que envolva e resolva as principais dores das suas personas este mesmo público irá criar uma boa impressão a respeito da sua marca ou empresa e certamente se tornará um cliente.

O principal benefício em você usar o marketing de conteúdo na sua sua estratégia de marketing digital é que quanto mais efetiva está estratégia for menos dinheiro você precisará investir em anúncios.

Em outras palavras, o marketing de conteúdo é ideal para aumentar o seu tráfego orgânico, sua autoridade no mercado e para aumentar as suas vendas.

Planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo

A primeira coisa que um especialista em marketing de conteúdo precisa fazer é saber como implantar um bom planejamento. Sendo assim, veja o passo a passo para já começar a implantar está estratégia no seu negócio.

1° passo de uma estratégia de marketing de conteúdo: Definir seus objetivos e KPIs

Antes de mais nada, a primeira coisa que você precisa fazer antes de implementar uma estratégia de marketing de conteúdo é definir quais são seus objetivos com ela.

Sendo assim, dentre os principais objetivos na implementação de uma estratégia de marketing de conteúdo estão:

  • Aumentar as vendas
  • Gerar leads
  • Construir um relacionamento com o cliente
  • Aumentar o reconhecimento da marca
  • Diminuir os custos de aquisição por cliente e life time value

Ao definir qual ou quais destes objetivos você quer alcançar, é indispensável que você possa medir o sucesso da sua estratégia.

Para isso você precisa usar os KPIs. Mas, o que são KPIS?

Os KPIs são as métricas de marketing mais importantes e relevantes para medir o resultado da sua estratégia. Com eles o maior objetivo é que você não meça métricas demais e nem de menos. Elas representam as métricas mais importantes ás quais você precisa se atentar.

Sendo assim, vamos imaginar que o seu objetivo com o marketing de conteúdo seja aumentar as vendas do seu negócio. Dessa maneira a sua KPI será justamente o número de vendas que você conseguir gerar com aquela estratégia.

Já se o seu objetivo é aumentar o engajamento com a marca os seus KPIs utilizados devem ser o número de comentários no seu blog, canal do Youtube ou nas redes sociais, o número de compartilhamentos e outros.

Em suma, o seu objetivo em uma estratégia de marketing de conteúdo deve estar diretamente ligado a alguma KPI, pois para ter sucesso com está estratégia é fundamental que você meça se ela está funcionando ou não.

2° passo:Definir a persona

Uma vez que você já definiu seus objetivos e já determinou quais serão os seus KPIs é hora de você definir a sua persona.

A persona é a grande chave para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital. Afinal, como diria Herbert Swope “Não existe uma fórmula para o sucesso. Mas há uma fórmula infalível para o fracasso: tentar agradar a todos”.

Por isso que criar a persona certa para o seu negócio é tão importante. Com uma persona bem definida você consegue estabelecer melhor quais serão os tipos de conteúdos que você irá produzir, aonde você irá distribui-lo e até mesmo qual será o produto que você irá oferecer.

Mas afinal o que é uma persona?

A persona nada mais é do que o perfil do seu cliente ideal, que você irá criar a partir de dados e informações que você irá coletar dos seus próprios clientes, leads ou público alvo.

Conhecendo bem o seu público e se baseando na persona para construir todo o seu negócio as suas chances de sucesso aumentam consideravelmente.

Para encontrar estas características você precisa: pesquisar, saber onde coletar estes dados e no final documentar tudo.

3 ° passo Formatos e canais de conteúdo

Hoje em dia no marketing digital o conteúdo é rei, pois é ele é o principal item de qualquer estratégia e o que pode acabar definindo o fracasso ou o sucesso no seu negócio.

Agora que você já sabe da importância de se criar um conteúdo de qualidade, você precisa decidir como e onde você irá produzir este conteúdo.

Sendo assim os principais formatos de conteúdo são:

1.Blog

O que é marketing de conteúdo

Criar um blog é uma das melhores maneiras de distribuir o seu conteúdo. Afinal, o Google é o principal mecanismo de busca da internet. Afinal, toda vez que alguém tem uma dúvida, curiosidade ou problema a primeira coisa que ela faz é consultar o Google.

Por isso que é fundamental que você também utilize blogs na sua estratégia de marketing de conteúdo. Afinal, se cada vez que a sua persona tiver um problema e encontrar no seu blog a solução que ela procura, isto certamente fará com que ela engaje com a sua marca e veja a sua empresa como uma autoridade no ramo.

2. Fotos

Como dizem por aí ” uma imagem vale mais do que mil palavras”””

O consumo de conteúdo visual vem aumentando bastante ao longo do tempo. Por isso, é que você deve sim investir também neste formato, seja para postar no Instagram como para postar no próprio blog ou site.

3. Vídeos

Os vídeos têm crescido bastante nos últimos anos, só no ano passado o consumo de conteúdo em vídeo cresceu em 80%.

Hoje, o Youtube é o segundo principal mecanismo de busca na internet só perdendo para o Google. O próprio Instagram aumentou muito o uso de vídeos quando colocou o IGTV, o Reels dentre outros.

A explosão o Tik Tok no Brasil e no mundo só confirmou ainda mais esta tendência.

O consumo de vídeos aumentou porque o conteúdo neles é assimilado de maneira rápida, simples e fácil.

Por isso, não deixe de fora este formato de produção de conteúdo da sua estratégia. Ele é ótimo para aumentar a visibilidade da marca e para educar o mercado.

4. Redes sociais

O brasileiro é um dos povos que mais ficam nas redes sociais, passando em média umas 650 horas por mês nelas. Ou seja, com toda a certeza o seu público está nas redes sociais.

Sendo assim, o seu negócio precisa estar também nas principais redes, tanto para que você possa conhecer melhor o seu público quanto para ser visto por ele.

A presença nas redes sociais é uma ótima maneira de aumentar a visibilidade da sua marca e engajar com o seu público

5- Materiais

Outra forma importante de produzir conteúdo para o seu público é através de materiais como e-books, webnários etc.

Geralmente é nesses formatos que você vai aprofundar os temas que você aborda no canal do Youtube e no blog, e educar ainda mais o seu público sobre o mercado.

As principais vantagens de se produzir este tipo de material é que eles aumentam a sua base de contatos, geram mais leads e firmam ainda mais a sua posição como autoridade no mercado.

Funil de vendas no marketing de conteúdo

O que é marketing de conteúdo

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo precisa levar em consideração cada etapa do funil de vendas.

Mas, o que é funil de vendas?

O funil de vendas representa toda a jornada de compra realizada pela sua persona, desde o momento que ela entra em contato pela primeira vez com a sua marca até o momento que ela realiza uma compra.

Sendo assim, é fundamental que você crie conteúdo de qualidade para cada etapa deste funil.

O funil de vendas é dividido da seguinte maneira:

  • 1° grupo :Os que não sabem que tem um problema
  • 2° grupo: Os que sabem que tem um problema e buscam uma solução
  • 3° Grupo: Os que estão preparados para comprar

As principais etapas são:

1.Topo de funil

O topo de funil representa 80% do seu público. Ele é composto por pessoas que ainda não sabem que tem um problema e que portanto não procuram uma solução.

Está é a fase de descoberta da sua persona, por isso é fundamental que você a eduque a respeito do mercado. Mas, para isso antes você precisa atrai-la com conteúdo relevante e útil.

Nesta fase é primordial que você entregue para a sua persona somente o conteúdo e envolva o seu público para que ele volte mais vezes a ter contato com a sua marca.

Dessa maneira, o recomendável nesta fase do funil é que você não mencione o seu produto e não faça nenhum tipo de publicidade.

Sendo assim, imagine que você seja afiliado de um curso de fotografia. No primeiro estágio do funil você não deve nem mencionar o seu curso pois a sua persona ainda não está procurando um curso sobre como aprender a fotografar.

Ela ainda está na fase de descoberta e aprendizado por isso, um bom conteúdo para o topo de funil seriam vídeos, ou posts dando dicas de como fotografar, por exemplo.

2.Meio de funil

O meio de funil representa o estado em que seu público já sabe que tem um problema e que precisa de uma solução.Nesta etapa a sua persona já começa a considerar comprar alguma coisa para resolver seu problema.

Sendo assim nesta etapa o foco do seu conteúdo será outro, onde você abordará mais quais são as possíveis soluções para o problema da sua persona do que em fornecer informações sobre o mercado.

Neste momento a produção de materiais como e-books, formulários, webnars e etc são fundamentais.

Seguindo o exemplo este seria o momento de fazer posts ou vídeos falando das principais câmeras fotográficas do mercado, por exemplo.

3.Fundo de funil

O fundo de funil representa em média de 3% a 5% do seu público alvo. Muito provavelmente esta pessoa já passou por todas outras etapas do funil e já conhece a sua marca e empresa. Por isso já está pronta para comprar e considera comprar o seu produto.

Sendo assim, esta pessoa já está interessada no seu produto e em saber mais sobre ele. Por isso, neste momento você deve oferecer todas as informações necessárias sobre o seu produto e aumentar a confiança na compra. Além disso, o uso de técnicas de copywritting como os gatilhos da urgência e da escassez ajudam a persuadir a sua persona a comprar de você.

O conteúdo ideal para o fundo de funil pode ser uma página de vendas bem chamativa que tenha uma boa copy, depoimentos de clientes e uma chamada para ação.

Como executar a sua estratégia de marketing de conteúdo

Uma vez planejada a sua estratégia chegou o momento de coloca-la em ação. Sendo assim veja também o passo a passo da execução de uma estratégia de marketing de conteúdo

1° passo: Produzir conteúdo

A produção de conteúdo é o grande coração da sua estratégia, afinal sem ele nenhuma das outras etapas é possível.

Mas, para a sua estratégia ter sucesso não basta você produzir qualquer conteúdo. Para conseguir atrair o seu público você precisa produzir um conteúdo de valor e que seja único.

Por isso o seu principal objetivo nesta estratégia deve ser ajudar a sua persona, impactando -a e transformando a sua vida.

Conseguindo isto todos os seus outros objetivos serão alcançados de forma natural e como consequência do seu trabalho.

Para produzir o conteúdo você precisa:

  • Fazer a busca de palavras chaves
  • Definir o tamanho e formato deste conteúdo
  • Usar tags e Headlines
  • Otimizar o seu conteúdo para Seo
  • Revisar

2° passo: Espalhe o seu conteúdo (Cicle Domination)

Não basta só você produzir um ótimo conteúdo, você precisa divulga-lo e transforma-lo em vários formatos diferentes. É neste contexto que entra a estratégia do cicle domination, que consiste em espalhar aquele mesmo conteúdo usando vários formatos diferentes.

Sendo assim, vamos imaginar que você faça um post no seu blog sobre como ganhar dinheiro trabalhando em casa. Este mesmo post pode virar;

  • Um vídeo no youtube
  • Post no Instagram
  • Infográfico
  • E-book
  • Um pin no pinterest
  • outros

Dessa maneira você estará espalhando o seu conteúdo em todas as plataformas digitais e nos mais diversos formatos. Assim, você atinge um público muito maior, afinal cada pessoa tem uma preferência na hora de consumir conteúdo na internet.

Há quem prefira ler posts em blogs, assistir vídeos e etc. Desse modo prepare um conteúdo para todos os tipos de pessoas e aumente ainda mais o seu tráfego orgânico.

3 passo: Gerar leads

O que é marketing de conteúdo

Leads nada mais é do que um potencial cliente da sua empresa. Ele é assim classificado porque em algum momento ele já interagiu com a sua empresa e demonstrou interesse no seu produto ou serviço. Certamente que ele está no meio do funil de vendas.

Ou seja, ele te forneceu informações pessoais e gostaria de manter um contato mais próximo com a empresa.

Isto pode acontecer quando um usuário do seu site baixa um e-book, por exemplo, e ter fornece o e-mail dele. Neste momento ele sinaliza que permite que a sua empresa entre em contato com ele, ou seja, ele está aberto a ouvir.

Para a estratégia ter sucesso é fundamental que você nutra os seus leads com informações pertinentes a respeito do seu mercado.

Analisando as métricas

Depois de planejar e executar a sua estratégia de marketing de conteúdo é muito importante que você meça os resultados. Pois é através desta análise que você irá saber se a sua estratégia está tendo ou não resultado.

Sendo assim, é fundamental que você consulte o Google Analytcs frenquentemente.

Em suma, agora que você já sabe quais os principais pontos de uma estratégia de marketing de conteúdo é hora de já começar a coloca-las em prática.

E se você ainda não começou o seu negócio digital, saiba tudo o que você precisar saber para montar um negócio online do zero AQUI!

Não esqueça de compartilhar este artigo nas redes sociais e deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão nos comentários abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *